top of page

REDE CEDES

O Programa Rede CEDES foi implantado em 2003, como ação programática do Ministério do Esporte e é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS). Tem como objetivo produzir e compartilhar conhecimentos fundamentados nas Humanidades, de modo a contribuir para o desenvolvimento e a qualificação de políticas públicas e projetos voltados para o esporte e lazer no país.

 

A Rede CEDES é composta por 27 Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer distribuídos nas cinco regiões do Brasil. O programa já teve algumas oscilações, mas está no seu momento mais importante, com números bastante significativos.

A inauguração de um Centro de Desenvolvimento da Rede CEDES em Minas Gerais está relacionada a um interesse do estado pelo conhecimento em políticas públicas de esporte e lazer, que se manifesta desde a criação da Rede.

CENTRO MG DA REDE CEDES

O CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EM POLÍTICAS DE ESPORTE E DE LAZER DA REDE CEDES DO ESTADO DE MINAS GERAIS foi criado visando estabelecer uma rede de conexões e saberes entre as Instituições de Ensino Superior e grupos de estudos situados no estado. Contribui assim, para a formação de gestores e técnicos críticos e atuantes no cenário das Políticas de Esporte e de Lazer. O Centro é coordenado pela Profª Dra. Ana Cláudia Porfírio Couto e tem como Coordenador Adjunto o Prof. Dr. Luciano Pereira da Silva.

A Rede CEDES MG é composta por sete grupos de pesquisas de três universidades: 

 

- CEEFEL - PUC MINAS

- EDUDANÇA/UFMG

- FAEFI - UFU

- GEFUT/UFMG

- GESPEL/UFMG

- LUCE/UFMG

- ORICOLÉ/UFMG

- POLIS/UFMG

VOCÊ SABIA QUE A REDE CEDES TEM 6 FINALIDADES?


1. Fomentar a produção e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação relacionados a área do Esporte em todas as suas dimensões.
2. Incentivar a constituição e desenvolvimento de grupos de pesquisa;
3. Estimular o desenvolvimento, aplicação e transferência de metodologias e tecnologias inovadoras voltadas ao esporte como instrumento de desenvolvimento social;
4. Apoiar projetos de pesquisa voltados ao acompanhamento e à avaliação das políticas públicas de Esporte;
5. Estudar o impacto da realização dos megaeventos esportivos na perspectiva da compreensão do legado social, educacional e econômico;
6. Contribuir para o avanço científico, tecnológico e de inovação do Esporte nacional.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page